Excelência Acadêmica

O processo de aprendizagem transformador no Colégio Augusto Silva é projetado para ajudar nossos alunos a crescer tanto dentro como fora da sala de aula. Cada dia é cheio de oportunidades para experimentar novas situações educacionais e sociais, garantindo um maior desenvolvimento. Os nossos professores criam um ambiente seguro e aberto, onde é possível orientar os alunos a explorar o mundo ao seu redor.

Conheça os nossos níveis de ensino

Educação Infantil

Atende crianças de 2 à 5 anos e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Em um ambiente aconchegante e seguro, propicia a interação do aluno com o ambiente escolar e sua interação social.

A Educação Infantil tem como objetivos específicos:

• Estimular a sociabilidade, a formação social, pessoal e o conhecimento do mundo.

• Desenvolvimento motor e jogos cooperativos.

• Projetos Interdisciplinares.

• Arte e Cultura.

• Inglês.

• Valorizar situações de cooperação e solidariedade.

• Familiarizar-se com a leitura e escrita.

• Relacionar o ensino a fatos cotidianos.

• Valorizar números e levantar hipóteses sobre situações problema.

• Consciência corporal.

Fundamental I

Nesta fase o aluno desenvolve sua competência leitora, de escrita, de argumentação, raciocínio e de interpretação do mundo. Proporciona uma grande diversidade de atividades extracurriculares a fim de desenvolver por completo os potenciais acadêmicos, físicos e sociais, estimulando a autonomia e consciência para uma participação mais ativa no mundo, contribuindo como agentes transformadores na sociedade. Incentivando a leitura, a socialização e o pensamento crítico.

Fundamental II

Este ciclo tem como propósito ampliar o repertório dos estudantes, com foco no desenvolvimento de suas competências e habilidades para o Ensino Médio e, principalmente, para a vida.

Incentivamos a leitura em todas as áreas do conhecimento, aprofundando os temas abordados em forma de debates, dramatização e produção de vídeos. O desenvolvimento da escrita e produção de texto é outro fator muito trabalhado, preparando os alunos  para os vestibulares e para a vida pessoal e profissional.

WhatsApp Image 2021-05-17 at 17.23.07.jp
Ensino Médio

Nesta etapa, mais do que nunca, o aluno deve dominar conteúdos e se relacionar de forma ativa e criativa com o conhecimento.

Por isso, nesse período, a matriz curricular é ampla, com matérias específicas e enriquecimento do currículo com atividades extraclasse, preparando o aluno para a vida acadêmica e/ou no mercado de trabalho. O desenvolvimento da escrita e da interpretação de texto deve ser aprimorado com oficinas de redação, e as áreas de ciências, exatas, humanas e sociais aplicadas enriquecidas com a prática, sejam em laboratórios ou em trabalhos de campo, com passeios, viagens e aulas dirigidas em ambientes específicos.

Novo Ensino Médio

imagem_2022-11-01_164628828.png

O sistema do Novo Ensino Médio está em vigor desde 2022. Ele tem como objetivo proporcionar maior protagonismo, engajamento e autonomia dos alunos, para que eles participem ativamente do seu processo de aprendizagem.

O Colégio Augusto Silva oferece como opção 2 itinerários

:

Captura de tela 2022-11-01 164901.png

Além dos Itinerários Formativos, os alunos terão a opção de escolher entre as duas disciplinas eletivas abaixo para compor seu currículo:

​O Ensino Médio compreende os três últimos anos da etapa final da Educação Básica, assim focamos em:
•    Aprofundar e consolidar os conteúdos adquiridos pelo educando para que tenha condições de prosseguir os estudos em um nível superior;
•    Desenvolver no educando a capacidade de autonomia nos pensamentos e ações, tornando-o criativo, crítico, participativo e solidário, para que seja um elemento atuante e modificador na sociedade;
•    Conscientizar o educando para o exercício da cidadania, compreendendo a importância de seus direitos e deveres como cidadão, frente as diferentes realidades sociais que se apresentam;
•    Por meio do ensino dos componentes curriculares, fazer com que o educando compreenda os conhecimentos científicos e tecnológicos, os quais estarão relacionados coma a teoria e a prática.

• Língua Portuguesa

• Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol)

• História

• Geografia