Seções

Clique na seção que quiser ver!

 

Colégio

Principais datas e atividades no mês de Setembro

 
provas-preambulares.jpg

Fique Ligado

Clique aqui para acessar o fique ligado do mês de Setembro!

Os filhos dos quartos

 

Cassiana Tardivo – Psicopedagoga (part 1)

Antes perdíamos filhos nos rios, nos matos, nos mares, hoje temos perdido eles dentro do quarto!

Quando brincavam nos quintais ouvíamos suas vozes, escutávamos suas fantasias e ao ouvi-los, mesmo a distância, sabíamos o que se passava em suas mentes.

Quando entravam em casa não existia uma TV em cada quarto, nem dispositivos eletrônicos em suas mãos.

Hoje não escutamos suas vozes, não ouvimos seus pensamentos e fantasias, as crianças estão ali, dentro de seus quartos, e por isso pensamos estarem em segurança.

Quanta imaturidade a nossa.

Agora ficam com seus fones de ouvido, trancados em seus mundos, construindo seus saberes sem que saibamos o que é…

Continue lendo →

 

Esporte

Veja o que aconteceu no mundo do esporte.

 

Retorno aos treinos de futsal no CAS

Confira no vídeo a volta aos treinos de futsal!

 

Medalhistas olímpicos brasileiros 2021

 

Tokyo 2020 (por Cláudio Seixas 8A)

 Neste ano tivemos as olímpiadas (Tokyo 2020), onde adicionaram novas modalidades para a atração de publico mais jovem, como ocorreu com Rayssa Leal, a “Fadinha”, que aos 13 anos conseguiu a medalha de prata.

Mas a “Fadinha” não foi a única medalhista brasileira.


Listaremos, a seguir, os medalhistas brasileiros deste ano:

olympic-rings.jpg
 
Gold_medal_of_the_2018_Winter_Olympics_in_in_Pyeongchang.jpg

Medalha de Ouro

  • Ana Marcela Cunha – maratona aquática.

  • Isaquias Queiroz - canoagem de velocidade C1 1000m.

  • Ítalo Ferreira – surfe.

  • Herbert Conceição – boxe na categoria peso médio.

  • Martine Grael e Kahena Kunze – vela.

  • Rebeca Andrade – medalha no salto a ginástica artística.

  • Time de Futebol Masculino

 
wb0c0nbg5qbkbkmcvhrc.jpg

Medalha de prata

  • Kelvin Hoefler – skate street.

  • Pedro Barros – skate park.

  • Rayssa Leal – skate street. Com 13 anos

  • Rebeca Andrade – medalha na ginástica artística feminina individual.

  • Beatriz Ferreira – boxe categoria peso leve.

  • Time de Vôlei Feminino

 
medalja-olimpijske-1.jpg

Medalha de bronze

  • Abner Teixeira – boxe, peso pesado

  • Alison dos Santos – atletismo

  • Bruno Fratus – natação

  • Daniel Cargnin – judô, na categoria peso meio-leve

  • Fernando Scheffer – natação, nos 200 metros livre

  • Luisa Stefani e Laura Pigossi – dupla de tênis

  • Mayra Aguiar – judô, na categoria meio-pesado, de até 78 kg

 

História de Vida do Atleta Italo Ferreira, medalhista de ouro em Tokyo 2020

 
italo-ferreira.jpeg

por Julia Hanae 3M

Italo Ferreira

Nasceu dia 6 de maio de 1994, no município litorâneo de Baía Formosa, Rio Grande do Norte. De origem humilde, aprendeu a surfar graças ao seu pai pescador, seu primo e vizinhos que incentivaram. Por não ter condições de ter um equipamento adequado, as vezes usava a prancha de seu primo emprestada ou a tampa da caixa de isopor onde seu pai guardava os peixes para vender. Aos 10 anos, ele ganha sua primeira prancha de presente dos vizinhos, e logo em seguida vence um campeonato local, dando seu primeiro passo para outras vitórias.

  • Entre suas conquistas estão:

  • Mormaii Pro Junior 2011 (Primeiro Lugar)

  • QuikSilver Pro Junior 2012 (Primeiro Lugar)

  • Em seu último ano de Pro Junior (2014), ficou em segundo lugar

  • Moche Rip Curl Pro Portugal 2015 (Segundo Lugar)

  • Rip Curl Bells Beach 2018 (Primeiro Lugar)

Mas foi nesse ano que o surfista conseguiu deixar seu marco no esporte. Dia 27 de julho de 2021, aos 27 anos, ganhou medalha de ouro na estreia do surf como esporte olímpico.

 

Principais tabelas de campeonatos esportivos pelo mundo

17060309785_610391e54f_o.png
 

Bem estar e Saúde

Notícias sobre o nosso planeta / saúde!

 
depositphotos_10687566-stock-photo-global-warming-concept-planet-earth.jpg

O nosso Planeta pede socorro! (por Leticia Fonseca 2ºM)

     O nosso Planeta está passando momentos difíceis nos últimos tempos, como nesse último mês de junho, alguns países bateram recordes de temperaturas, como por exemplo o Canadá que chegou aos 49,6ºC e a Itália que chegou a marca de 48,8ºC, no Brasil também não foi diferente, aqui nós chegamos a marca de -8,7ºC, em algumas regiões, infelizmente esse tipo de notícia está ficando cada dia mais rotineira.

     As geleiras estão derretendo em ritmo acelerado, as árvores estão virando cinzas, a cada dia uma diversidade de espécies são extintas ou entram em risco de extinção, nosso ar está cada vez mais tóxico e a situação ambiental do Planeta se agrava mais e mais.

     O que está em questão hoje em dia é o aquecimento global e o que muita gente não sabe é que ele afeta diretamente nossa vida cotidiana e é o grande culpado de muito dos problemas relacionados a poluição.

     Em grande parte, a força para o aquecimento global são as ações humanas. As mudanças de temperatura tem seus culpados como: as queimas de combustíveis fósseis (como o petróleo e o carvão) e o desmatamento, esses são alguns dos principais fatores que ampliam a quantidade na atmosfera de gases causadores do chamado “efeito estufa”. Esse efeito associado a fenômenos naturais e ações promovidas pela atividade humana, como o desmatamento de florestas têm sido determinantes para o desequilíbrio do balanço energético do sistema planetário, aumentando cada vez mais a temperatura média do Planeta.

     Com o aumento da temperatura média do Planeta o processo de derretimento das geleiras estão a cada ano mais acelerado, já as queimadas, que são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, tais como, limpeza da vegetação/preparo do solo para a agricultura, pecuária e ainda “natural” (tempo muito seco e quente) traz efeitos devastadores, causando a extinção de animais e plantas endêmicas.

     Em virtude de todos esses acontecimentos precisamos nos conscientizar urgentemente e fazer algo, com pequenos gestos podemos fazer grande diferença. A reciclagem do nosso lixo, o plantio e reflorestamento, a economia de água e principalmente de energia, o reuso de objetos, não adquirir animais silvestres, não poluir nossos rios e mares com resíduos descartáveis, não apoiar desmatamento, cobrar políticas públicas de nossas autoridades em relação ao meio ambiente... Tudo isso parece muito, mas na verdade, é o mínimo que devemos fazer, pois nosso planeta já faz muito por nós.

A biodiversidade pede socorro!

 

Dicas literárias

Em dúvida sobre a próxima leitura? Veja a nossa seleção de dicas

 

 já leu Clarice Lispector hoje?
Apesar de ter nascido na Ucrânia, Clarice Lispector veio muito cedo para o Brasil e sempre se considerou brasileira. Dona de uma escrita única e conhecida pela análise minuciosa do lado psicológico de suas personagens, teve o reconhecimento de seu trabalho em vida, e é considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira do século XX.
Muito lida até hoje, seus textos causam controvérsias interiores. Isso porque suas histórias, confusas num primeiro ponto de vista, mexem com nosso imaginário e nossas emoções.
Sentindo isso na pele, a turma do terceiro ano do Ensino Médio teve um contato profundo com a escrita brilhante de Clarice. Cada um leu um conto, a sua escolha, da escritora. Então, na aula de Literatura, fizeram a análise desses contos. 
Foi uma agradável surpresa perceber como os estudantes se dedicaram a essa tarefa, e observar suas reações e emoções diante de textos tão enriquecedores, gratificante.
Vamos ler agora alguns relatos dos alunos sobre a leitura dos contos:

Professora Vanessa

Compartilhando experiências

Aulas socioemocionais

 

Relacionar-se com o mundo e com os outros: essa é uma condição primordial da vida em sociedade e, cada vez mais, esse relacionamento exige muito de todos nós. Cada pessoa possui seus valores, sua carga emocional e suas habilidades para lidar com os desafios cotidianos e é nesse contexto que o desenvolvimento das competências socioemocionais se apresenta como necessidade essencial. A fim de garantir não apenas o direito à aprendizagem, mas, também ao desenvolvimento humano, semanalmente os professores trabalham temas que auxiliam nossos alunos nesse processo.


Dividiremos agora, apenas algumas atividades que deram muito certo, no mês que passou.

Embroidered Heart

 Dinâmica do coração (trabalhado com os 5ºanos)

Em uma folha de sulfite os alunos desenharam um coração, o maior que poderia caber naquela folha. Recortaram e contornaram como queriam

Dentro dele deveriam escrever coisas importantes, sentimentos, nomes de pessoas, situações, etc (de forma bem aleatória para ficar divertido!)

Depois de deixá-lo bem bonito, foi pedido para que eles amassassem, e deixassem uma bolinha.

Ao amassar bem, conversamos sobre o que sentiram quando amassaram a própria atividade. Muitos relataram que se sentiram mal ou não ficaram à vontade.

Conversamos então sobre atitude e a que ela se referia, como se alguém estivesse machucado o nosso coração. (nos magoado, falado algo que não gostamos, mentira, etc)

Após isso foi solicitado para que abrissem o coração e tentassem deixá-lo bem lisinho, como estava antes de amassar.

Tentaram, tentaram e perceberam que não era mais possível.

Perceberam então, que quando machucamos alguém, um amigo ou qualquer outra pessoa, o coração não volta a ser como era. Fica esticado, porém com marcas que duram para sempre.

“Foi a melhor atividade deste mês! E para minha surpresa, alguns alunos do     fizeram em casa e trouxeram o resultado. Coração da família.”


Professora Nívia

 
Respect

Respeitar é preciso  - (4 ano B)

Trabalhamos o tema: “Respeitar é preciso!”.

 No primeiro momento usamos como base o diálogo entre as personagens Anita e Massaru (do manual), onde um faltou com respeito, com o outro.

Após os alunos analisarem o dialogo perceberam que o Massaru, não respeitou a opinião da colega. Após isso, tiveram que encontra uma resposta mais respeitosa para a fala de Massaru. 

Em um segundo momento, fizemos uma roda de conversa sobre respeitar as opiniões das pessoas, mesmo que não concorde. E que é importante saber discordar sem ofender quem tem uma opinião diferente da sua.

 Os alunos colocaram diversas observações e situações vividas, com por exemplo:

 “Por que as pessoas brigam depois de um jogo de futebol?”

 “Eles não aceitaram a minha brincadeira!”.


E para finalizar foi realizado um desenho sobre “O respeito”, e tudo que havíamos falado.

Chegaram à conclusão sobre que respeitar as opiniões das pessoas mesmo que discordemos delas é fundamental para um bom relacionamento em sociedade.

 As opiniões diferentes nos enriquecem, e mostra que podemos ir contra a opinião do outro e não contra o outro.

Professora Kátia

 

Tradução musical

Sempre cantou uma música e não faz ideia sobre o que ela fala? Veja a tradução das músicas mais votadas pelos nossos alunos

 

Should I Stay Or Should I Go?

The Clash

Darling, you've got to let me know
Should I stay or should I go?
If you say that you are mine
I'll be here 'til the end of time
So you got to let me know

Should I stay or should I go?

It's always tease, tease, tease
You're happy when I'm on my knees
One day is fine, next is black
So if you want me off your back
Well, come on and let me know

Should I stay or should I go?

Should I stay or should I go now?
Should I stay or should I go now?
If I go there will be trouble
And if I stay it will be double
So come on and let me know


This indecision's bugging me
(Esta indecision me molesta)
If you don't want me, set me free
(Si no me quieres, líbrame)
Exactly who I'm supposed to be?
(Digame que tengo ser)
Don't you know which clothes even fit me?
(¿Sabes que ropan me quedan?)
Come on and let me know
(Pero que tienes que decir)
Should I cool it or should I blow?
(¿Me debo ir o quedarme?)


Split!
Soplo
¿Me enfrío o lo soplo?

Should I stay or should I go now?
(¿Yo me enfrío o lo soplo?)

Should I stay or should I go now?
(¿Yo me enfrío o lo soplo?)
If I go there will be trouble
(Si me voy va haber peligro)
And if I stay it will be double
(Si me quedo es doble)
So you gotta let me know
(Me tienes que decir)
Should I cool it or should I blow?
(¿Yo me enfrío o lo soplo?)

Área gamer

Dicas, lançamentos e noticias sobre o mundo dos games.

 
capsule_616x353.jpg

FIFA 22

Jogo que sai o dia 30 de setembro para todas as plataformas promete mais uma vez inovar na jogabilidade e nos modos carreira. Além disso, o jogo vai sair pela primeira vez em consoles da próxima geração e promete trazer muitas novidades.

01_4_PT-PS-Plus-September-2021-1920x1080-1.jpg

JOGOS GRATUITOS DO MÊS DE SETEMBRO: PLAYSTATION

Os jogos gratuitos do mês de Setembro para assinantes Playstation Plus são:

PS4 - Hitman 2

PS4 - Predator: Hunting Grounds

PS5 - Overcooked!: All you can eat!

Saiba mais sobre os jogos clicando aqui.

games-with-gold-setembro-2021-twitter-v2.png

JOGOS GRATUITOS DO MÊS DE SETEMBRO: XBOX

Os jogos gratuitos do mês de Julho para assinantes Live Gold são:

Xbox One / Series - Warhammer: Chaosbane

Xbox One / Series - Mulaka

Xbox 360 - Hydro Thunder

Xbox 360 - Zone of the Enders HD Collection

Saiba mais sobre os jogos clicando aqui.

Captura de tela 2021-09-15 014738.jpg

DICA DE JOGO DO MÊS: Perguntados (mobile)

Você tem um amigo que se acha mais inteligente que você? Baixe esse jogo e o chame para um duelo!
No perguntados você disputa com uma pessoa para ver quem de vocês possui maior conhecimento geral! Basta girar a roleta e responder corretamente para ganhar!

Android        iPhone

Entretenimento

Tudo sobre o mundo do cinema, animes e seriados.

 

DICA DE FILME

Coach Carter- Treino para a vida 

Disponível na netflix até dia 14 de setembro 

Sinopse: 


O filme relata a história de um time de basquete, formado por jovens de um colégio em Richmond uma pequena cidade da Califórnia, que eram indisciplinados tanto como esportistas, tanto como estudantes, até que o técnico Carter aceita treiná-los. Um treinador rígido e exigente, principalmente pela postura mal educada de seus jogadores.
Carter tem que superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.

WhatsApp Image 2021-09-15 at 12.21.13.jpeg

Bombou na net

Memes, vídeos engraçados e assuntos que dominaram a rede neste mês.

 

Faz sentido.

WhatsApp Image 2021-09-15 at 12.19_edited.jpg

Dicas de apps

Aplicativos que podem facilitar a sua vida.

 

Duolingo

Aplicativo para você que tem dificuldade de aprender inglês ou espanhol. Você aprede sobre a língua em lições rápidas e fáceis, como se fossem jogos!

Play Store(Android)             App Store(iPhone)

logo-with-duo.png

Curiosidades

Saiba mais sobre assuntos interessantes.

 

Corrida ao fundo do mar

A viagem dentro da Fossa das Marianas não é um passeio qualquer. Ali, aonde a luz do sol nunca chega, a temperatura desce até quase zero grau. A pressão da água é de 11 toneladas por centímetro quadrado – equivalente ao peso de dois elefantes africanos concentrado na área de um selo postal. Uma única vez, os humanos se atreveram a desafiar pressão tão esmagadora para fincar uma bandeira no Challenger Deep. Foi em 1960, quando o francês Jacques Piccard e o tenente americano Don Walsh submergiram a bordo do batiscafo Trieste, da Marinha americana. A descida durou cinco horas. Ao tocar o fundo, o Trieste ergueu muito sedimento, tornando a água turva. Piccard e Walsh não conseguiram enxergar nada através da escotilha. Ficaram no local apenas 20 minutos. Ninguém nunca mais voltou.

0,,55306723,00 (1).jpg

Artes

Trabalhos e atividades produzidos pelos nossos alunos.

 
 

Anúncios

 
WhatsApp Image 2021-09-15 at 17.51.15 (1).jpeg

Spartans escola especializada em artes Marciais. Possui professores altamente qualificados fornecendo treinamento personalizado desde o iniciante até alta performance. 

Confira algumas modalidades: 

Taekwondo 
Muay Thai 
Boxe
JiuJitsu 
Defesa pessoal 
Personal figther 

A Spartans também possui treinamento  para emagrecimento,fortalecimento muscular e condicionamento físico através das aulas de personal , funcional e Pilates.

Agende seu horário e marque uma visita !

APROVEITE!

Alunos do Colégio tem isenção da matrícula 👊🏻

Ateliê

Aqui você encontrará produtos diversos e criativos.

Acesse a loja pelo Instagram e diga que veio pelo CAS para ganhar 10% de desconto!

 

Cruzadinha

 
Captura de tela 2021-09-15 131657.jpg

Cruzadinha

Dia da árvore